GEPeSS
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez
Sobre nós
Em 2011, a professora Celeste Azulay Kelman realizou o primeiro curso de extensão “Surdez, comunicação, educação e inclusão” para estudantes e profissionais vinculados ao tema. Quando o mesmo terminou, alunos interessados em se aprofundar na temática da surdez solicitaram à professora a criação de um grupo de estudos que caracterizasse uma permanência das discussões iniciadas no curso. A solicitação se concretizou na criação do Grupo de Estudos Sobre Surdez (GESS), que passou a colaborar com o Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPEADE/FE/UFRJ).
Atendendo a pedidos, em 2012, houve outra versão do curso de extensão na área da surdez e novos adeptos se integraram ao grupo de estudos.
Em 2013, a professora Celeste Kelman realizou um curso de extensão voltado exclusivamente para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que se intitulava “Dialogando com profissionais das escolas polo bilíngues do Rio de Janeiro”. A partir daí, associado ao ingresso de alunos que queriam a orientação da professora na Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ sobre a temática da surdez, os participantes consideraram que não deveriam limitar o grupo a estudos, mas também realizar pesquisas acadêmicas voltadas para a surdez e a educação, passando, assim, a ser denominado Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Surdez (GEPeSS).
Hoje, o GEPeSS conta com professores da Faculdade de Educação da UFRJ; profissionais de outras áreas ligadas ao atendimento de surdos, como fonoaudiólogos; doutorand@s, mestrand@s e alun@s de graduação que realizam as suas teses/dissertações/monografias ou outras atividades acadêmicas (iniciação científica, monitoria) na área de estudo da surdez. Todos participando dos debates, pesquisas e atividades desenvolvidas pelo grupo. O GEPeSS também conta com colaboradores de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Teresópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias; de outras instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Além da produção científico-acadêmica e da participação de seus membros em eventos sobre a surdez e aos temas a ela relacionados, o GEPeSS ainda realiza reuniões quinzenais, nas quais ocorrem apresentações de trabalhos e debates a respeito dos assuntos que mobilizam o grupo. Anualmente, o GEPeSS organiza duas importantes atividades: o curso de extensão "Surdez: Comunicação, Educação e Inclusão", realizado no primeiro semestre, e o evento "Surdez em Foco", no segundo semestre. Para saber mais sobre ambas, clique nas abas Curso e Eventos.
O ano de 2018 marca uma importante conquista para o grupo: passamos a integrar o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq).